Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Críticas e Reviews - (E)Terno

Espetáculo (E)Terno
Jornal Pioneiro
Coluna Sete Dias - "A Gente Viu"

"Polifania cênica

(E)terno, monólogo que Tefa Polidoro levou ao palco do Teatro do Sesc quarta e quinta-feira passadas, tem a riqueza da auto ralidade. Ao lidar com material autobiográfico para encenar o feminino que espera, a atriz vira menina, mãe e mulheres. A peça ora tem nuances tecidas na filigrana, ora se vale do histrionismo da intérprete. 
Na primeira meia hora, a cena é despojada, limpa, quase minimal, numa sequência de movimentações corporais que evidenciam o universo de solidões, angústias e reminiscências do personagem. A forma com que a atriz ocupa o palco, em procedimentos seguros, é especialmente rica por, mesmo com poucos elementos, obter contundência cênica, no eco da máxima de que menos é mais e mais é menos.
Depois de apresentar, com ternura e delicadeza, o universo do abandono, a atriz descrever o universo social da mesma personagem. Então, se vale da caricatura e do humor, auxiliada pelo uso de vídeos familiares. Consegue (ainda mais) empatia da plateia, mas talvez perca um pouco a mão da precisão com que vinha tecendo sua delicada performance. De qualquer forma, auxiliada pela seleção musical e pela iluminação, Tefa Polidoro faz de seu monólogo uma polifania que enuncia sua vigorosa presença cênica." (Por Carlinhos Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário