Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

2012 para 2013 para 2014...

Hoje é um novo dia, de um novo tempo que começou....
OK! Não é pra tanto.

Fim de ano chegando e 2013 se concretiza como mais um ano positivo na minha pequena trajetória.
Um monte de coisas maravilhosas aconteceram, outras não superaram minha expectativa e algumas poucas vezes tive que me retirar, pois descobrimos que com o passar dos anos não pertencemos aos locais que um ano antes considerávamos nossa casa.

Coisas boas e coisas ruins. Encontrei muita gente nova, fiz novas amizades, solidifiquei outras... E, como nem tudo é sol, mar e água de coco, tive meus momentos de desencontros e separações.

No campo profissional, foi uma solidificação dos anos anteriores... Desde 2011 venho caminhando com minhas próprias pernas, me reconstruindo, me reencontrando, me recolocando constantemente. E tem sido muito bom, um aprendizado constante.

Neste ano pude voltar a estudar, algo que fazia muito tempo que sentia vontade - mas nem sempre encontrava tempo ou condições. Comecei o ano participando do curso intensivo oferecido pelo Teatro do Encontro, com o foco no trabalho da voz e do corpo com os ministrantes Kátia Salib, Tefa Polidoro e Rafael Salib. Logo após veio a oficina de clown e os estados de jogo, com a Ana Fuchs. Depois tude participar de três aulas do curso oferecido pela argentina Ana Wolf sobre o treinamento do ator. Também iniciei o curso de Formação em Agentes Culturais, que ocorreu durante 4 meses com aulas todas as semanas, falando sobre arte, cultura, sociedade, história, economia e sustentabilidade. Ainda participei de três módulos do Modo Operativo And, ministrado pelo coreógrafo de Portugal João Fiadeiro - que simplesmente abriu minha mente para possibilidades infinitas - sobre o processo de criação (dentro e fora dele mesmo). Tive também todo o processo de orientação em Commedia Del´arte, conduzido pelo Fábio Cuelli, que foi um universo novo que se abriu no meu processo como ator. E após toda essa produção de conhecimento, me inscrevi para o curso de Pedagogia na Faculdade Anhanguera, que iniciarei em março de 2014!

No campo de produção teatral, tive a oportunidade de desenvolver diversos trabalhos antigos e novos. Comecei o ano apresentando O FAUNO na 1ª Mostra de Monólogos de Caxias do Sul, seguindo em mais duas temporadas independentes no Teatro Moinho da Estação e finalizando com a participação no 15º Caxias em Cena. Também teve a sequência do trabalho com o Grupo Teatro Sem Cortina, com duas temporadas da peça PERTURBADORAMENTE VIVOS, em dois formatos completamente diferentes, além de uma apresentação no Ponto de Cultura Teia Cultural, no bairro Kayser, como forma de descentralização do nosso trabalho independente. Neste meio tempo, tive a oportunidade de construir a peça OS POR FORA DA COUSA, apresentando no Teatro do Encontro e na Casa da Cultura. Além destes projetos, participei como ator convidado do projeto COMUNIDADE EM CONCERTO NAS ESCOLAS - QUIMETAIS, apresentando em oito escolas da rede pública de Caxias do Sul. E para emendar 2013 com 2014, recentemente iniciei o processo de construção da peça FORÇA DO HÁBITO, que será apresentada no início de 2014.

Como professor, orientador, ministrante, oficineiro, monitor - seja o nome que for dado - meu trabalho como condução de metodologias do processo do ator no aprendizado de crianças, adolescentes e adultos também teve muita produção de conhecimento da parte dos alunos e da minha parte, pois não sei dar aula sem constantemente reconfigurar o que eu sei, o que eu conheço e o que eu vivencio - e reaprender junto! Trabalhei com duas turmas adultas no TEATRO MOINHO DA ESTAÇÃO, apresentando a peça de teatro A MULHER, O HOMEM E O GUARDA-ROUPA, levando esse trabalho para o palco da Casa da Cultura, na programação do 2º FALF - Festival de Arte Livre de Farroupilha, 3ª Virada Cultural de Flores da Cunha e no próprio Teatro Moinho da Estação, em sessão dupla. Também realizei as oficinas das atividades extra-curriculares no Colégio La Salle Caxias, apresentando as esquetes teatrais DIÁLOGOS e ANOITECER, com crianças e adolescentes. E ainda tive um trabalho de março até outubro, com crianças e adolescentes da rede pública, ministrando aulas de teatro.

Ainda desenvolvo um processo que é uma espécie de quebra-cabeça, muitas atividades que se complementam, mas ainda não priorizam que nenhuma realmente tome o foco central e se desenvolva por completo. As aulas eu consigo focalizar e desenvolver todo o processo com a qualidade que eu acredito e que é necessária. Mas não é um emprego fixo - quando chegam as férias eu não "tiro férias", mas sim "fico desempregado". São estas pegadinhas que ainda não consigo encontrar uma solução.

Para 2014 planejo apenas a montagem do projeto FORÇA DO HÁBITO, um novo projeto com o TEATRO SEM CORTINA e seguir com muitas temporadas do OS POR FORA DA COUSA, COMUNIDADE EM CONCERTO, O FAUNO, retorno do IN HEAVEN, se possível.
Também já tenho em vista dois cursos de manutenção do meu trabalho de ator, com profissionais internacionais.

Espero que 2014 seja essa transição entre SEMEAR E COLHER.
Mas o mais importante é saber que trabalho com arte se constrói, se produz, se planeja... Nada cai do céu!
Teatro é Trabalho - e isso já é uma vitória!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário