Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

domingo, 1 de janeiro de 2012

Retrospectiva 2011

Nunca fiz uma retrospectiva das minhas ações e trabalhos, mas vi uma galera fazendo e achei que seria interessante tentar... Vejamos se eu me lembro das coisas mais marcantes desse ano que recém acabou:

*Ministrei o "Curso Intensivo de Teatro AÇÃO E VOZ", juntamente com as professoras Tefa Polidoro e Franciele Duarte, em janeiro, na Sala de Ensaio.

*Estréia do curta-metragem "Do Sétimo Andar" no mês de fevereiro, que  trabalhei como ator/roteirista/produtor executivo, dirigido pelo Eduardo Garcia, financiado pelo Financiarte 2009.

*Trabalhei com as Escolas Municipais: Professora Marianinha de Queiroz, Ramiro Pigozzi, CAIC - Doilaimes Stedille, Alfredo Peteffi e Dezenove de Abril, durante março até julho, com aulas de teatro para mais de 170 alunos.

*Trabalhei com a Escola Preparatória de Dança - EPD, de março até dezembro, com aulas de teatro para 5 turmas.

*Trabalhei com o Colégio La Salle Caxias, de março até novembro, com aulas de teatro para duas turmas do turno da tarde.

*Trabalhei com o Espaço Multicultural - Escola de Artes, de março até dezembro, com aulas de teatro para uma turma de teatro avançado.

*Participei como ator da oficina "Voz e Ação Vocal", com o ator e professor Carlos Simioni do Grupo de Teatro LUME (SP), durante o mês de abril.

*Apresentação da peça de teatro "(E)Terno", monólogo da atriz Tefa Polidoro, que trabalho como diretor, apresentada no mês de abril do SESC Caxias, mês de maio na Casa da Cultura de Cxs do Sul, mês de setembro no "Festival Caxias em Cena" e em outubro no "Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão - DAD/UFRGS" em Porto Alegre - RS.

*Contra-regra na peça de teatro "Romeu e Julieta - Vamais Vós Vereis Algo Semelhante", da Cia. Teatral Atores Reunidos, durante a estréia no mês de maio, no mês de setembro do "Festival Caxias em Cena" e em outubro no SESC Caxias.

*Participei como ator da peça teatral "A Megera Domada", dirigida pelo Jessé de Oliveira, do Grupo de Teatro UEBA Produtos Notáveis, durante o mês de junho, em 03 apresentações no FILO - Festival Internacional de Teatro de Londrina - PR.

*Participei como sonoplasta da cena "Amostra Grátis", da atriz Ana Fuchs, durante apresentação do Festival de Cenas Curtas do Grupo Galpão Cine Horto, durante o mês de julho em Belo Horizente - MG - sendo selecionada uma das melhores cenas do festival, retornando para BH para mais 04 apresentações dos vencedores. Em setembro apresentando na mostra "Cenas Curtas", em Goiania - GO.

*Ator no monólogo "O Fauno", com direção de Ana Fuchs e assistência de Tefa Polidoro, tendo sua estréia no mês de Outubro, realizando 03 apresentações.

*Ator no espetáculo "Sobre o Tempo", com direção de Daniela Cezar e coordenação de Mara Webber, da Secretaria da Educação - SMED, através das Açôes Educativas Complementares, apresentado no mês de Novembro na Casa da Cultura.

* Apresentação de 02 esquetes teatrais que dirigi com os meus alunos do Colégio La Salle Caxias, apresentadas no mês de outubro na "Mostra Estudantil de Teatro" no Teatro do São Carlos e no mês de novembro na II Mostra de Teatro de final de ano: "O Diário do Lobo" e "As Rosas Inglesas".

*Ator no curso "A Arte Secreta do Ator", ministrada por Eugênio Barba e Julia Varley, diretor e atriz do Odin Teatret da Dinamarca,  participando do worshop "Como Pensar Através da Ações", além de uma demonstração do monólogo "O Fauno". Participando da demonstração de trabalho e performance "Irmão Morto", com Julia Varley, assistindo a palestra com Eugenio Barba e o diretor Aderbal Freire-Filho com o lançamento do livro: Para um teatro pobre, de Jerzy Grotowski, durante o mês de dezembro em Brasília - DF.

 *Escritor e diretor de 02 esquetes autorais: "Colcha de Retalhos" e "Márcas Azuis",  para o espetáculo de final de ano da Escola Preparatória de Dança - EPD, no mês de dezembro.

*Diretor do experimento teatral autoral "IM-PULsAR", com o Grupo de Teatro Ator com Menta, do Espaço Multicultural, sendo apresentado na rua, no mês de novembro no evento Manifestasol e no Sarau da Virada Cultural em Flores da Cunha e em dezembro na Semana Multicultural no Teatro do SESI.

Ufa... escrevendo assim, foi um ano agitado, mega produtivo, intenso, positivo, onde eu amadureci uns 20 anos!!! 2011 foi um ano de decisões pra mim, de ação, de agir. Espero que esse ritmo continue em 2012!!!

Seja bem vindo 2012 - vamos arrasar, brilhar, amar e apresentar muito teatro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário