Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

No céu

Recentemente fui convidado para elencar uma peça de teatro chamada "IN HEAVEN".
A peça é um projeto do "Prêmio de Incentivo a Montagem Teatral" de 2010, que estreou em 2011.
Com direção de Jezebel de Carli, assistência de Tatiana Vinhais, no elenco o ator Roberto Ribeiro (do Teatro do Encontro) e eu - que entro fazendo a substituição de elenco.

Percebo como é imensamente gratificante ser convidado para participar do projeto de outros colegas - é uma sensação de reconhecimento.
Já produzi meus próprios espetáculos, já escrevi + atuei + dirigi = pois ninguém me convidava para outros trabalhos e parado eu jamais ficaria, então sei como é criar e ter essa autonomia.

Porém quando te convidam para algo, principalmente amigos e profissionais que tu admira, é uma realização muito boa! Posso até não ter aquela autonomia que teria nos meus trabalhos autorais, mas colaborar com outras mentes e criar coisas balíssimas é tão estimulante quanto.

Meus três últimos trabalhos foram assim, de convites especiais: o (E)Terno, pelo convite da minha amiga Tefa Polidoro para dirigí-la em seu monólogo. O Fauno, pelo convite de outra grande amiga Ana Fuchs, que me dirigiu em meu primeiro monólogo. E agora o In Heaven, pelo convite do Roberto Ribeiro, para fazer parte do elenco fixo da peça.

Com o In Heaven o processo vem sendo diferente. A peça já existe, estou apenas realizando uma substituição - não de processo, mas de marca. E como eu não conheço nenhuma marca da peça - e não tenho a sorte de ter o ator que fazia o papel me ensinando (como aconteceu quando fui substituir em algumas apresentações da peça A Megera Domada, do Grupo UEBA, com direção de Jessé de Oliveira - que eu tinha o ator Rodrigo Guidini do meu lado, repassando cena por cena comigo - o que foi um luxo!), dessa vez nós contamos com o DVD da peça.

É muito engraçado - assistimos um trecho da peça, memorizamos e fazemos. Claro que para o Beto é apenas uma forma dele relembrar as marcações, mas pra mim é pra copiar mesmo. E como copiar não tem muita graça - constantemente acrescentamos nossas novas versões para determinadas cenas - visto que essa é uma peça quase que coreografada, 100% de marcação.

Ainda não terminamos de marcar toda a peça, mas faltam apenas uns 15 minutos para termos toda ela estruturada. Assim que tivermos toda ela, começarei a incorporar elementos de atuação, para criação do personagem, que sejam mais meus, sejam instintos ou de construção pesquisada.

Sobre a peça, ela conta a história de dois homens que se encontram numa ponte perto de um rio. Alí, destinos serão traçados, histórias serão contadas e cruzadas entre memórias, passado e presente. A direção da peça trabalhou muito com a parte física do teatro, construindo diversas imagens belíssimas.

A estréia é daqui 20 dias. Ainda terei alguns ensaios com as diretoras, além de realizarmos ensaios com alguns convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário