Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

domingo, 24 de abril de 2011

Oficina "VOZ E AÇÃO VOCAL", com Carlos Simioni


Nesse feriadão de páscoa fui brindado com algo maravilhoso, que vai além da minha compreensão neste exato momento...

    Através do projeto financiado pelo FINANCIARTE, o Beto Ribeiro e a Tina Andriguetti organizaram suas idéias e com o proponente do projeto, André, conseguiram trazer para Caxias o ator Carlos Simioni, que trabalha no grupo de teatro LUME (quem quiser saber mais do grupo e do próprio Carlos, entre aqui: http://www.lumeteatro.com.br/ ).
    Num grupo de 20 atores caxienses, todos selecionados para o curso em mais de 80 inscrições, lá estava eu - Márcio Ramos. Não conhecia o Simioni, só havia lido algumas coisas sobre seu trabalho com o LUME, mas não havia me aprofundado muito (coisa que agora, certamente, irei fazer), então eu sabia que iria trabalhar muito o corpo e a voz com o professor, e que, segundo minha diretora Ana Fuchs, eu iria me transformar depois da oficina. PONTO para Ana, nem eu sabia que me entregaria tanto assim.
Mas não foi uma entrega minha, particular, foi uma entrega de todos participantes - começando pelo professor Carlos Simioni - que é um MESTRE EM SEU OFÍCIO.
    São raras as vezes em que encontramos pessoas tão especiais, com tanto conhecimento e tão acessíveis, dispostas a contribuir com o crescimento dos outros. Já tive ótimos professores, excelentes diretores, maravilhosos colegas de cena... Mas nunca havia participado de um curso com um MESTRE.
    Vocês podem pensar: "Tá exagerando, se um mestre tivesse realmente parado em Caxias do Sul, todos teriam ficado sabendo!"... ERRADOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!
    Caxias é uma cidade alienada, no que se trata de cultura.
    Eu, muitas vezes, sou alienado também.
    Mas quando grandes oportunidades aparecem, não tem como não percebê-las e agarrá-las.

                                              (Carlos Simioni no espetáculo "Sopro")

Exemplo: no dia 21/04 (quinta-feira) o Simioni fez uma apresentação no Centro de Cultura Ordovás, uma demonstração de todas suas técnicas e conhecimento. O evento era gratuito. Daí vocês devem se questionar: "Hum, um evento gratuito, com um mestre brasileiro do teatro, na minha cidade? Certo que não perderei isso por nada!"
    Quantas escolas de teatro existem em Caxias? Quantos grupos de teatro existem? Quantas pessoas adoram dizer que são "culturais"? Quantas pessoas abrem a boca com orgulho para dizer que fazem teatro? Quantas dessas pessoas foram na apresentação gratuita do Ordovás?
    Se 45% das pessoas que trabalham diretamente com teatro, compareceram, foi muito. Mas tudo bem, era início de feriado, devem ter ido viajar!
"Nossa, como essa galera teatreira é bem de vida, né? É aparecer um feriado que todos viajam!"
Uhum...

Enfim, não quero focar meu depoimento, sobre a oficina, nas pessoas que não aproveitaram. Como as pessoas da própria Cia2, que foram TODAS CONVIDADAS, mas apenas outros dois atores estavam lá na apresentação. Que feio... E o interesse? Hehehe...

    Quem foi na apresentação dele, saiu de lá transformado. O cara conseguiu contar a vida e experiências dele no teatro, em pesquisas com o LUME e outros incríveis mestres do teatro espalhados pelos mais diferentes continentes, como se fosse um livro autobiográfico. Porém, tinha ele contando, vivendo, revivendo, demonstrando e compartilhando toda sua incrível história com a platéia. Eu poderia nem ter feito o curso dele, que só aquela apresentação já seria responsável por uma grande mudança no meu "eu artístico".

    Mas fui sortudo duas vezes, pois também fiz o curso!!!
    Que maravilha, técnica após técnica, novidade após novidade, exercício após exercício. Devo comentar que a oficina acontecia das 9h até 13h, e eu detesto acordar de manhã. No último dia da oficina, às 8h eu já estava completamente despertado, ansioso para a oficina.
    Não vou dizer o que ele trabalhou na oficina, isso cada um que participou sabe e irá dar continuidade da sua maneira.
    Mas estou mega ansioso para encontrar a Tefa e repassar coisas para ela, coisas que ela já faz na peça (E)Terno, mas não sei de onde vêm sua consciência para executar tão bem algumas coisas... Daí penso: se ela já faz bem assim, imagina com novas possibilidades?
    Ansioso para dividir com a Ana algumas técnicas, para proveito dela como atriz/palhaça, mas muito mais como diretora do "O FAUNO", e ver que justamente as coisas que ela já havia diagnosticado como problemáticas no meu trabalho de ator, agora estão num nível de consciência muito maior.

"É NECESSÁRIO TRABALHO DIÁRIO, NEM QUE SEJA 30MIN POR DIA", como disse o próprio Simioni. O caminho recém foi descoberto. Mas as possibilidades são inúmeras!!!
                                                   (Olha os "vértices", as "flechas"!!!)

    Como é bom vivenciar o teatro em sua totalidade: pesquisa, aulas, descobertas, técnicas, trabalho em grupo, troca de experiências, divisão de conhecimento, acréscimo de energias...
    Durante a oficina não me manifestei muito, quanto minhas impressões. Fiquei mais reservado. Mas era para absorver o máximo, como uma esponja.
Queria deixar registrado, também, que no meu trabalho como ator, estou desenvolvendo a peça “O FAUNO”, também financiada pelo Financiarte, e achei muito interessante como um projeto veio a potencializar outro. Na peça, um monólogo, trabalho muito com o corpo e voz, o tempo todo. E o desafio de unir um ao outro estava me desequilibrando, me travando. Porém, sem esperar por esse curso, encontrei nele INÚMERAS ferramentas que estavam faltando no meu trabalho de ator. Não tenho a menor dúvida de que o projeto “O FAUNO” se transformou em níveis muito melhores, com o projeto “VOZ E AÇÃO VOCAL”. 

QUE VENHAM NOVAS OFICINAS, QUE O SIMIONI RETORNE MUITO EM BREVE PARA CAXIAS E QUE ESSA ENERGIA CONQUISTADA COM A OFICINA ESTEJA PRESENTE EM TODO O ANO DE 2011!!!
Muito obrigado pela oportunidade!

"A verdadeira técnica da arte de ator é aquela que consegue esculpir o corpo e as ações físicas no tempo e no espaço acordando memórias, dinamizando energias potenciais e humanas, tanto para o ator como para o espectador." Luís Otávio Burnier

Um comentário:

  1. Sim, sim, sim, sim, sim, sim! É isso, um grande sim para todas essas questões, concordo com tudo, ainda mais pelo que pude vivenciar neste momento de tantas descobertas! Obrigada Márcio por verbalizar muito do que eu queria dizer!!!

    ResponderExcluir