Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Eu Tarzan, tu é gente?

(Tananan Tananan...)

Boa noite! Ou bom dia! Depende do horário que você está lendo esse blog.

No nosso post de hoje iremos falar sobre a Unidade de Teatro, onde tivemos uma conversa estilo "De Frente Com Gabi" com Angela Lopes. Falaremos também das dificuldades de se manter positivo e não criticar o trabalho do outro. E na última parte desse novo post teremos as rapidinhas culturais!

Não saia daí! Não feche o blog agora, pois as notícias estão apenas começando!!!

(Tananan Tananan... - me lembrei da Tanaã com isso).

Muito bem, quarta de manhã tive uma rápida reunião com a Angela Lopes, coordenadora da Unidade de Teatro. Entre vários assuntos conversados, comentamos sobre o "polêmico" (ok, nem tanto assim...tô querendo é dar ibope p/ o blog) comentário que eu fiz no facebook sobre a Unidade de Teatro ser uma Unidade de Eventos.
Ficou claro que todos temos o direito de nos expressar, sempre! Mas a coisa muda completamente de figura quando, ao nos expressar, criticamos (de maneira leviana) o trabalho de outras pessoas. E foi isso que eu, infelizmente, fiz! Em nenhum momento a Angela me chamou p/ jogar isso na minha cara, pelo contrário. Ela não poderia ter sido mais compreensiva e franca.
Mas para mim, no estilo que eu tento levar minha vida, eu errei.
Eu mesmo, quando criticavam meu trabalho, sempre estufava o peito e abria a boca com o maior orgulho p/ falar: "Se vai criticar meu trabalho, oferece caminhos p/ melhoras! Não fica aí só dizendo o que é bom e o que é ruim. Isso até um macaco faz!".

GENTE!!! Eu também já fui um macaco!!! (Tô contigo Fran - lê-se Dona Macaca)

Critiquei o trabalho dos outros, a distância, sem ao menos chegar e dizer: "Oi, tbm bem! Sabe aquilo ali? Tá me chateando."

Como é fácil cair na rotina, no básico, no fácil, na preguiça, no negativo...


Não entendam que, com esse post, esteja jogando fora toda minha vontade de mudança (como comentei em alguns posts atrás). O que eu mais quero é isso. Mas o meu alvo de julgamento foi equivocado.
Durante a conversa com a Angela, percebemos que os assuntos dos quais eu criticava eram totalmente pertinentes. Ela mesma comentou que como pessoa, também concorda que existem muitas coisas a serem modificadas.
Mas estamos numa fase, momento, situação onde não existe mais o certo e o errado. O que existe são possibilidades.
O bom da conversa com a Angela foi a possibilidade de aproximação.
Propor idéias. Trocar pensamentos.
Não irei me intensificar nesse assunto pois, no meio dessas letras que formam palavras, frases e idéias, novas pessoas podem encontrar coisas negativas. E é justamente isso que estou tentando evitar.
A pergunta que ficou no ar, entre eu e Angela, foi: "O que podemos fazer para melhorar?"

Confesso que, hoje, nesse momento, não sei. Caxias anda muito estranha, no que se trata de cultura. Parece que todas as alternativas já foram pensadas, acionadas e abortadas.
Depois das últimas apresentações do (E)TERNO aqui em Caxias, onde nós - os artistas - tivemos de pagar multa ao teatro pois não preenchemos a capacidade mínima no teatro (40 pessoas - pasmem! Nos dois dias não tivemos nem 40 pessoas), ficou claro que Caxias já deu o que tinha para dar.
Como disse a própria Tefa: "Caxias não me pega de novo!"
Podem acrescentar mais um nesse comentário.
*Saio de cena do cenário teatral local p/ seguir novos caminhos, novos rumos e outros lugares. Não abandono o teatro, só troco o cenário em busca de melhorias!


RAPIDINHAS CULTURAIS!


Posso sair dos palcos ou bastidores, mas sigo nas platéias!!! Isso não abandonarei nunca!!!

Não vou ficar aqui escrevendo o nome de cada peça que irá se apresentar nessa maratona teatral que se inicia nesse sábado, dia 14/05, e segue até o domingo do dia 22/05.

Desafio você, querido amigo e possível plateia, a abrir o jornal impresso no caderno de cultura, programação local, agenda cultural, e procurar quais são as inúmeras peças teatrais que estarão se apresentando na cidade de Caxias do Sul. Terão estreias, mini temporadas, reapresentações, peças de fora, de dentro, de dentro, de fora...

Programe-se! Agende-se!
Imaginem a diversão do cinema, onde, numa tela fria, num produto artístico gravado, onde ninguém conhece ninguém, e todos entram de cabeça naquela história contada... Agora imaginem a diversão e a energia que não deve ser quando tudo é feito ao vivo! A palco é real e está na sua frente, o produto artístico se transforma com a energia de cada apresentação, com a troca da plateia, a luz e música são operadas ao vivo, numa sintonia mágica, para fazer a plateia entrar cada vez mais na história contada. O ator vive o momento de sua personagem ali, na sua frente, como se te convidasse para viver aquilo com ele.
Eu amo cinema! Mas teatro é vida em evolução, transformação!!!

VÁ AO TEATRO!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário