Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Meus Queridos Alunos Aloprados!

Muito bem, pra quem não sabe eu trabalho como professor de teatro em várias escolas - 08 no total (Oh!) - então o que mais rende durante a semana são comentários hilários ou situações inesperadas com os alunos. Na maior parte são crianças e adolescentes.
Não vou utilizar o post p/ falar das aulas em si (que eu levo extremamente a sério - a sensação de recompensa após uma boa aula dada é tão emocionante quanto uma boa apresentação).
Como estou sempre relatando coisas relacionadas com teatro, percebi que nunca falei dos meus alunos. E eles renderiam váááários posts! Mas vou condensar algumas situações e relatá-las aqui:

*Durante a aula, enquanto eu estava dando uma explicação e todos alunos olhando p/ mim e prestando atenção, percebo uma aranha caminhando no ombro de uma aluna. Quem me conhece sabe que eu e aranha na mesma frase não combina muito! rs. Mas me baixou um espírito paternal e eu tive que salvar a aluna. Parei a explicação, me aproximei da aula e deu um tapa com toda minha coragem no ombro da aluna, fazendo a aranha voar longe. Wow! Olhei p/ cara da aluna, e ela estava assustada, sem entender o pq de eu ter dado um tapa nela. Os outros alunos tbm me olhavam assustados, como se pensassem: "Meu Deus! O prof. pirou de vez!" - nenhum deles tinha visto a aranha!!! Qdo me dei por conta, expliquei p/ eles o pq do tapa e todos começaram a rir, aliviados (eu acho). -Nota: avisar antes de bater!

*Numa aula com minha turma adulta, onde é possível trabalhar conteúdos mais complexos, estava eu no início da aula retomando o que havíamos aprendido na aula anterior. Um trabalho completamente corporal, cheio de termos diferentes, quase científicos. Depois de uns 15min. de aula, batem na porta e chega uma aluna nova. Cumprimento ela, ela entra na sala e peço para ela ir se alongando. Nisso, volto para os alunos que seguiam fazendo a atividade e questiono eles: "Depois da tridimensionalidade, vcs fizeram a dilatação? Não? Então retomem os vetores e façam a dilatação!". Volto para a aluna nova e encontro ela com uma cara perplexa: "Acho que entrei na sala errada!", eu questiono: "Mesmo, mas tu veio fazer aula de que?", ela: "Não sei, foi meu pai que acertou as coisas na secretaria da escola, mas achei que era de teatro!". Percebi que a menina tinha se assustado, pq nessa hora os outros alunos se encontravam retorcidos, estufados e com as caras arregaçadas (parte do exercício proposto). Comecei a rir e pedi para todos relaxarem. Tentei não interromper a aula, mas não ia ter jeito. Optei pelo velho e famoso: "cada um se apresenta p/ colega nova..."
 -Nota: Matéria nova e aluno novo atrasado não combinam!

* No início de uma aula, alguns alunos me avisam que era aniversário de duas irmãs gêmeas. Eu demonstro um rápido interesse no assunto e aviso que no final da aula cantaremos "parabéns". Os alunos insistem para cantarmos no início da aula. Eu aviso que não, que seria melhor no final da aula, p/ encerrarmos o dia com animação. Eles insistem mais, para que fosse no início da aula! Eu cedo. Cantamos os parabéns, e no final EU mesmo puxo o "é big, é big...". Quase no final das palmas, os alunos começam todos a rir. A rir mto! A rir e olhar p/ mim! Pensei que eu tinha errado a letra, ou que tinha saído tatu do meu nariz, ou algo assim. Adivinhem? Primeiro de Abril!!! Minha reação, com voz de vilão de novela das oito: "Vcs deveriam ter esperado p/ fazer isso no final da aula. Agora eu tenho TODA A AULA p/ comandar!!!". -Nota: Por favor, nunca mais esqueça do dia 01/04!
*Eu certa aula no turno da tarde, os alunos (adolescentes) chegam na Escola e começam a comentar que tal aluno havia caído na aula - de manhã - e teve que ir pra casa de ambulância. Como ele não podia fazer aula, apenas assistir, deixei ele sentado na minha mesa, eqto os demais ensaiavam a atividade. Numa rápida conversa com o aluno acidentado, ofereço uma bala p/ ele e ele me sai com essa: "Prof., o sr. é tão legal! Quer casar comigo?". Sim, vcs leram isso! Minha reação foi a mesma. Olhei pra ele e perguntei: "O que tu falou?", e ele na maior tranquilidade, me olha e responde: "O sr. quer casar comigo?". Eu não sabia se eu ria dele, se era uma piada (assim eu espero!), ou se numa dessas era verdade...vai saber...o menino tinha batido a cabeça! Desviei do assunto e continuei a dar a aula. -Nota: Jamais aceite um pedido de casamento de um aluno. Jamais!

*Esse próximo relato é pra eu me achar um pouco!!! Tinham alguns alunos novos em determinada aula, nos apresentamos rapidamente e seguimos na aula. Ao final da aula, uma aluna comenta que achou bem interessante os exercícios, que lembraram uma peça que ela havia assistindo "Paranoia", que um outro professor dela havia atuado. Perguntei quem era o professor e ela diz: "O Gabriel Zeni!", e eu, rapidamente: "Ah! Eu conheço o Gabriel, é meu amigo. Que legal, tu já fez aula com ele. Mas tu achou a aula semelhante com a peça?" (confesso que eu não achei nada parecido, mas a menina havia feito alguma ligação). Ela me diz que achou o clima da aula, os tipos de exercícios na mesma sintonia da peça. Então comentei que isso era bem interessante, pq qdo eu havia dirigido aquela peça eu nem conhecia aqueles exercícios que eu havia trabalhado na aula. Daí ela fala: "Tu dirigiu a peça? Nossa!!! Eu adorei essa peça!!!" - só aí eu percebi que ela não sabia quem eu era, nem havia me reconhecido da peça, e a questionei: "Tu não lembra de mim da peça?", ela: "Tu fazia a peça?", eu: "Uma dica: Setor financieiro, Janete falando!". Pra quê!!! A menina fez um alarme... gritava super animada: "Eu tô fazendo aula com a Janete!!!", outro aluno rapidamente começa: "Faz a Janete pra nós, bem rapidinho!". A Janete exerce algum tipo de fascínio sobre eles, é mto engraçado . -Nota: Nunca atenda pelo nome de Janete. Só se esse for seu verdadeiro nome.

Enfim, história absurda é o que não falta! Só sei que dar aula de teatro é tão bom. Me divirto um monte, divirto eles, eles se divertem, nós nos divertimos... e no meio disso vamos aprendendo e fazendo teatro!

Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário