Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

domingo, 14 de julho de 2013

Manutenção

Uma das coisas que mais sinto dificuldade no trabalho de manutenção de ator é o trabalho de movimentação corporal.
Eu trabalho orientando oito turmas de teatro, de crianças, adolescentes e adultos. Este processo, por si só, já me oferece uma bagagem gigantesca de um olhar constante sobre o processo de aprendizado de um ator - esteja ele em qualquer etapa de seu desenvolvimento pessoal.
Mais do que nunca sinto que meu olhar periférico está  mais "afinado". Isso é resultado de estar constantemente reciclando o meu entender sobre o entender do outro.

O problema é meu corpo (massa muscular e óssea) no jogo.
Em exercícios de aquecimento, respiração e voz eu consigo praticar com determinadas turmas. Sinto até que quando eu estou vivenciando o processo junto, isso auxilia os alunos a ver, observar e entrarem mais na proposta. Mas somente isso não basta nem de longe.

Já tentei academia, mas não dá. É muito monótono, eu me sinto uma ameba lá dentro. Não serve pra minha cabeça (e corpo...hehehe).

Eis que estou desenvolvendo um Experimento Teatral que no momento estou chamando de "BROKEN BOY" (uma ideia antiga minha, mas que demorou alguns anos para eu me sentir pronto para falar, viver e reproduzir estas sensações). Com este trabalho irei manter uma rotina corporal em função do trabalho. Rotina em sala de ensaio, pesquisando movimentos, sonoridades corporais, possibilidades de sensações...

Espero que isso me auxilie!!!
Assim, trabalhos mais focados no jogo interpretativo imediato, como o "Concerto Quimetais" e a peça "Os Por Fora", serão mais tranquilos de desenvolver, visto que eu já estarei "acordado"...

Tentativas...não sei ao certo se isso irá funcionar, mas usarei as férias de inverno pra começar a "malhação"!!!

Esta semana, por exemplo,  tenho duas sessões da peça "O Fauno" no sábado...espero que até lá minha musculatura esteja bem aberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário