Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

sábado, 26 de novembro de 2011

IM-PULsAR por aí....

Estou realizando um trabalho pesquisa com a turma de teatro que dou aula, lá no Espaço Multicultural.
Essa turma, com 09 alunos (Andrielle, Carina, Dóris, Estefânia, Nicole, Raysa, Rovian, Rudinei e Victor), eu trabalho com a maioria desde o ano passado, onde realizamos uma montagem de final de ano de 2010 mais convencional. Este ano resolvi arriscar um pouco mais e os alunos toparam a empreitada.
O objetivo seria encontrar um "lugar comum" entre todos da turma, porém "fora desse teatro mais conhecido".

Trabalhei muito a consciencia corporal deles, dei o máximo de atenção para o aquecimento, alongamento e todo tipo de construção corporal como forma de comunicação, de linguagem. Depois de muito trabalharmos, criarmos imagens, personagens, criaturas, seres, percebi que dentro de outros estudos, o que mais se aproximava de nosso trabalho era o "teatro físico". Aí então comecei a me inspirar mais ainda na essencia dessa linguagem teatral, que nao é bem uma linguagem teatral, para fortalecer o trabalho.
No meio do cominho perdi alguns alunos - pq é incrível como ainda assusta pensar o teatro fora daquela coisa básica de: texto, jogos dramáticos, improviso, etc... Não me entendam errado, acho mto válido e necessário essas coisas, esses processos de aprendizagem. Mas ficar só nisso, e achar que só isso é teatro - bem... nem vou comentar muito.

Sei que os que ficaram, os fortes, os persistentes, os que realmente estavam dispostos a aprender coisas novas, diferentes, fora do "lugar comum", de conforto deles - simplismente amadureceram anos luz!

Tanto se transformaram, que eu tenho 1/3 da turma aprovada na prova prática da UFRGS, em teatro. Vários outros sempre estão buscando outras fontes de conhecimento, em cursos que aparecem por aqui em Cxs, ou até mesmo trabalhando em outros locais com eventos relacionados ao teatro. Essa fome, essa sede, essa vontade em aprender movimenta MUITO nossos ensaios.

Confesso que por vezes fica um tanto fora do controle, principalmente a questão de "voz de comando", algumas vezes a coisa sai fora do controle - justamente por eles terem exercitado muito o senso crítico deles. Mas isso não é, necessáriamente, uma coisa ruim. Apenas algo que dificulta um pouco o meu trabalho. Mas, ao mesmo tempo, me faz pesquisar mais, buscar mais respostas, novas informações - assim todos crescem.

Nesse experimento teatral que estou desenvolvendo com eles, que se chama "IM-PULsAR", já fizemos vários tipos de atividades:
*fomos para as ruas da cidade, caracterizados e possuídos pelos personagens, para conhecer a reação das pessoas, onde presenciamos de tudo - desde pessoas ignorando a presença deles, até pessoas chamando eles, tirando foto deles, gravando, rindo, se assustando.

*levamos um fragmento do experimento para o Manifestasol, onde recebemos várias reações positivas e negativas sobre o trabalho.

*fomos convidados para apresentar nosso experimento no Sarau Téte à Téte, realizado pela APAC, em Flores da Cunha - RS, onde recebemos vários feedbacks muito positivos, que nos fortaleceram.

Nossa apresentação de final de ano, com a escola, é dia 14/12. Mas foi muito bom, e acredito que modificou completamente a visão deles sobre o tal do "teatro físico", que nós tanto estudamos e ainda investigamos.

Dedico este post aos meus alunos, pois acho muito difícil encontrar jovens aprendizes dispostos a testar coisas diferentes, muitas vezes chegando ao limite do esforço corporal e mental. E os meus alunos, que no decorrer de 2011 acabaram criando o Grupo de Teatro Ator Com Menta, onde o "IM-PULsAR" faz parte do primeiro trabalho deles, merecem meu enorme agradecimento!!!

Ao futuro resta saber o que será dessa peça, desse grupo, dessa turma - Mas sem dúvidas 2011 foi um ano de grandes descobertas!

Obrigado: Carina (Importada) Corá, Dielle "A Justiceira" Rodrigues, "hot" Dóris Laroque (uuh uuh uuuh \o/ \o/), Estefânia (Aluna do Espaço) Kroth, Nicole Di Fábio (Gildão do Vagão), Rayssa Lemos (pontas duplas jamais!!!), Rovian Henz ( 110001100001010101111100001010000...ãhm?), Rudinei (Shakiro) e Victor Witt (ele continua o mesmo, mas os seus dentes...:-)). Abração!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário