Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Odin Teatret

Faz tempo que não escrevo aqui no blog na última semana, pois estava fora da minha cidade.
Estava participando, como ator, do curso "ARTE SECRETA DO ATOR" com o Eugênio Barba e Julia Varley (diretor e atriz do Odin Teatret - Dinamarca).
Esse curso prático, direcionado para atores o Barba apenas oferece aqui no Brasil. Me inscrevi e fui selecionado!!!! Foi uma das sensações de conquista mais fortes que já senti - eu iria conhecer e trabalhar diretamente com profissionais/mestres que tanto admiro.

Não irei relatar agora minhas experiências no curso pois ainda estou digerindo e absorvendo muita informação e conhecimento adquirido. Mas posso dizer que estou novo. Essa é a principal imagem que me vem na cabeça - um Márcio vestido de branco, limpo, consciente e pronto pra trabalhar.

Durante os próximos dias farei um relato mais detalhado da experiência em si. Fotos tbm serão postadas.

Ainda nesse clima de realizações, acabei de ouvir um relato de um menino que me deixou muito feliz. Eu estava no Colégio La Salle quando um menino de uns 10 anos passa por mim correndo e fala algo relacionado com teatro. Eu sorri, imaginando que ele havia me reconhecido por ser o professor de teatro da escola. Ele volta e fala, com um brilho nos olhos: "EU ADORO TEATRO. AMO MUITO TEATRO. (aqui eu já estava pronto pra convidar ele p/ fazer aula, mas ele continua...) MAS EU NÃO GOSTO DE FAZER TEATRO NÃO. EU GOSTO DE ASSISTIR!", e saiu correndo de novo.
Fiquei tão surpreso e feliz com esse comentário dele. E percebi que eu nunca havia ouvido isso de alguém: "EU AMO ASSISTIR TEATRO!" - assistir, apenas. Geralmente que gosta de teatro, acaba fazendo teatro, e são essas pessoas que alimentam essa arte que é realizada para o outro - para a platéia/público. Mas como existem pocas pessoas que gostam de ASSISTIR. Mesmo sendo um comentário isolado, no contexto de uma realidade que descarte a arte. DESCarte. descARTE. Algo está mundando - e isso é maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário