Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

"Cai o rei de espadas...Cai o rei de ouros..."

Segunda-feira realizei mais um ensaio aberto para alguns convidados. Entre eles, estava quase toda equipe técnica: Tefa Polidoro (assistênte de direção), Juarez Barazetti (iluminador), Fran Duarte e Tita Sachet (trilha sonora), Ana Lia Branchi (cenário) - além da Raquel Alquati e da Carina Corá, minhas amigas.
O diferente dessa apresentação foi a sala de escolhemos p/ fazer o ensaio, a sala própria p/ as aulas de teatro lá do ESPAÇO MULTICULTURAL, que possuí equipamento de iluminação, permitindo a criação de um clima. Além disso, a Ana Lia levou algumas partes do cenário (que não contarei o que é - eu quase escrevi... hehehehe...ia estragar a surpresa), coisa que já transformou bastante algumas movimentações minhas. E a Tefa, que levou bastantes "coisas"(tbm não posso falar oq é) p/ uma determinada cena da peça.

Eu tinha praticamente todo o local de ensaio transformado numa instalação para esse ensaio, para testar quase todos elementos.
Infelizmente, estou mega gripado, com mta secreção nazal, dor de garganta, voz rouca e um pouco de dor de cabeça. QUE MARAVILHA!!!

Mas foi interessante tbm, pq assim já me coloco no lugar de uma apresentação onde as coisas não estarão 100% - sendo trabalho meu ter que contornar essas coisas e continuar atingindo o objetivo da peça. É bonito assim, escrevendo... Mas na hora, quando por várias vezes tive que respirar fundo p/ não deixar o ranho sair de mim, não foi nada bonito...hehehehe!!!

Mas, voltando ao ensaio, o pior p/ mim foi não ter a voz total p/ trabalhar. Com a respiração e a garganta afetados - numa peça onde eu falo por 50min sem parar, a voz é um dos instrumentos mais preciosos. Na real, o corpo, como um todo.
Tenho me cuidado muito, modifiquei toda minha alimentação, pratico exercícios, tudo para cuidar do meu instrumento de trabalho - O CORPO - mas daí chega uma gripe do nada e quase destrói com isso.

O ensaio meio de demorou um século p/ mim, assim como passou voando. Meio estranho... Tiveram momentos em que consegui curtir mesmo, estava 100% naquele jogo, naquele momento, era tão real quanto minha vida ou uma apresentação mesmo. Outros momentos eram sofridos, eu esquecendo o texto (a galera falou que nem percebeu isso), mas eu esqueci. O fôlego que não estava total, daí o resto meio que ficava comprometido tbm.

Uma coisa que eu curti muito fazer foi usar o cenário. Numa tive ele comigo, nem saberia se deveria usar bastante ou pouco dele. Mas, em determinadas falas e momentos, aquilo que estava na minha frente auxiliava a brincadeira daquilo que estava sendo criado. Claro, fiz tudo como experimento mesmo, depois terei a resposta da Ana e da Tefa sobre essas interferencias.

O Juliano e a Cadinara Calabró me emprestaram a câmera deles e a Tefa filmou todo ensaio. Amanhã irei assistir - MEDOOOOOOOO...huahuahuahua...

Depois dessa loucura toda, arrumamos a sala e o Douglas Trancoso e a Giovana Mazzochi foram pegar eu e a Tefa para fazermos as fotos de divulgação.
Não tinhamos muita idéia do que iriamos fotografar - claro, além do Fauno - mas eu não havia pensado muito em cenas, idéias. Porém o Doug e a Gio chegaram com toda idéia pronta e era ótima.
Não vou comentar sobre as fotos (que já estão comigo!!!), além de um simples: ELES ARRASARAM NO TRABALHO!.

Semana que vêm começa a divulgação, daí a correria vai pegar mesmoooooo.
Até breve,

Nenhum comentário:

Postar um comentário