Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Diário online do ator Márcio Ramos - relatos, pensamentos, agenda, críticas...

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Peça "pronta"

UFA.........
Ontem, no ensaio com a Tefa e com a Tita, terminamos a peça. Finalizamos as últimas cenas, coisa que estava me deixando muitooo nervoso.
Agora, com a peça toda estruturada, ensaiada, marcada, sentida, quero começar a fazer ela do início ao fim, sem parar, coisa que ainda não fiz.
Já havia feito muito isso com as cenas que estavam "prontas" - da cena 01 até cena 5 - mas a cena 6 e 7 ainda estavam no campo das idéias. E ontem colocamos tudo para fora. O bom, é que essas últimas cenas são um resultado/consequência das outras cenas - muito mais um estado, uma energia, do que realmente algo marcadinho. Mas me sinto mais calmo agora que me corpo já se experimentou por todas as fases e momentos da peça.

No final do ensaio a Tefa não conseguia parar de chorar, o que significou muuuuuuito para mim. Não pelo fato de que eu emocionei ela - muito pelo contrário, até pq eu estava testando o corpo e a fala ontem, não estava incluindo um pingo de emoção, de sentimento - e o material da peça, por si só, consegue chegar nas pessoas. Mesma a Tefa, q está envolvida com a peça desde o início, sabia q era um ensaio, e conseguiu se sentir tocada por aquilo que estavamos criando.

Tem uma coisa muito louca nessa peça, que é a ausência de atuação. Tudo bem, eu atuo na peça, eu interpreto o Fauno - teóricamente. Pq na hora, o que eu tenho é um estado de jogo, um estado de energia, com um corpo muito característico, e é a vivência daquele momento (mesmo com a dor do corpo cansado) que me coloca num local que não é o Márcio, pessoa, mas é tão verdadeiro (pra mim) qto eu mesmo.

O que me lembra muito coisas da comédia, da energia viva que se altera de apresentação pra apresentação. Me lembra, um pouco, coisas que li e que já me falaram sobre os palhaços/clowns. Acho que, a minha interpretação nessa peça, exige um jogo semelhante que eles trabalham.

Mas não pensem que o Fauno é um clown - não. Me refiro ao método, a maneira de construção e manutenção da energia e do jogo.

Hoje faltam exatamente 10 dias para a pré-estréia da peça.
Tenho vivido, desde Janeiro desse ano, em função da peça. Me moldando, moldando minha vida, meu corpo, minhas escolhas, para a peça acontecer. E agora está meeeeega próximo de acontecer. E depois? Vou fazer oq depois? Como vai ser???? MEDOOOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário